Do dia oito a 18 de dezembro milhares de pessoas acompanharão espetáculo “A República em Laguna”, que narra o período de luta entre imperialistas e farroupilhas ocorrido em 1839, com intenção de criar um novo país no sul.
Ao som da canção “I Migliori anni della nostra vitta”, interpretada por Terezinha Flor e seu filho Leoberto Júnior, que integra a nova trilha sonora da República, foi feito, na noite desta quarta-feira, o lançamento de mais uma edição do evento, no auditório do Laguna Tourist Hotel. O espetáculo terá oito apresentações: 8, 9, 10, 11, 15, 16,17 e 18 de dezembro, no pátio do Porto Pesqueiro, no Mar Grosso, ás margens da lagoa Santo Antônio dos Anjos.
A peça este ano terá Murilo Rosa como Giuseppe Garibaldi, o ator recentemente interpretou o personagem Solano na novela global Araguaia. Nanda Costa será Anita, seu último trabalho foi a personagem Lilica na novela Cordel Encantado, também da TV Globo.
Devido aos compromissos, os atores não estiveram presentes. As cenas gravadas pelo casal, semanas atrás em Laguna foram apresentadas ao público.
“Melhor interpretação de Garibaldi, com certeza. Ele fez todas as falas com sotaque italiano, ficou mais glamorosa. Teve o maior respeito ao personagem histórico”, explicou o teatrólogo Jairo Barcelos. Murilo Rosa conhece a história da República, pois já interpretou o revolucionário Corte Real, na minissérie A Casa das Sete Mulheres.
Nanda Costa, de acordo com Barcelos, é uma Anitinha. “Seus cabelos são compridos e naturais, sua beleza é estonteante. Esteticamente a melhor estampa de Anita que já apareceu”, diz Barcelos.
Serão 500 atores, envolvidos e outros 100 pessoas envolvidas nos bastidores. As apresentações começam ás 20h30min. A entrada para a arena será na Rua São Joaquim (Rua dos Molhes).